Voltei para Moçambique em 2003, com uma proposta interessantíssima de dirigir a parte de criação de uma agência de publicidade e montar uma produtora, tudo ligado a um canal de TV. Infelizmente as coisas nem sempre são como parecem, e acabei cancelando o contrato antes de completar três meses. Mas foi um período bem interessante e prolífico onde criei e dirigi seis comerciais, alem de criar alguns anúncios impressos. No período que estive lá, o país se preparava para eleição presidencial que ocorreria um ano e meio depois. Dois partidos concorreriam: a Frelimo, o partido que tinha lutado pela independência mas que já com quase trinta anos de poder estava completamente minado pela corrupção, e a Renamo que originalmente havia sido o grupo contra-revolucionário, patrocinado por portugueses insatisfeitos e pela África do Sul racista, e que havia promovido 15 anos de uma sangrenta guerra civil. Mas estavam todos promiscuamente envolvidos após o estranho acordo de paz assinado em Roma alguns anos depois do misterioso assassinato de Samora Machel .
Enfim, um de meus clientes foi o STAE (Secretariado Técnico de Administração Eleitoral). Num pais que havia sido arrasado por uma guerra civil e uma sucessão de secas e cheias, que causaram grandes movimentos migratórios e a separação de muitas famílias, era preciso saber quem eram e aonde estavam os eleitores. Para isso uma campanha de recenseamento foi feita, e fiz dois comerciais para ela. Este tenta explicar as várias formas de comprovar a identidade no recenseamento, e virou peça de rádio também. O interessante é que embora eu tenha roterizado o filme com os movimentos de câmera, ao chegar na locação me deparei com dois problemas:
1 - O tempo começava a mudar e eu tinha pouco tempo para filmar.
2 - Um dos atores, o que faz as perguntas, estava errando muito o texto.
Para resolver o problema pedi para meu câmera registrar cada plano com a câmera fixa, pois percebi que acertar um bom movimento com uma boa atuação iria levar um tempo que eu não tinha. com a câmera rodando fazia o ator falar várias vezes a fala de um plano para escolher a boa na edição. Depois criei todos os movimentos de câmera no computador.