24.3.09

Porque não gosto de futebol, e porque sou corintiano.




Nunca gostei de futebol, não sei se é racionalizavel, mas vamos lá levantar possíveis motivos:
- tendo a considerar a grande maioria burra (talvez por isso não seja tão fã da tal democracia) , adoro a frase "Coma merda, milhões de moscas não podem estar erradas!".
- associo muito o futebol a ditadura, que prendeu meus pais quando eu tinha 4 anos, e fudeu com minha infância.
- comparo o fanatismo por futebol com a religião, minha nêmesis, e abomino qualquer forma de entorpecimento do povo, ou se for pra sucumbir a algum ópio do povo, vou pra Tailândia, que lá pelo menos, o ópio do povo é ópio mesmo!

Por que corintiano? Desde o primário percebi que responder a pergunta "Pra que time você torce?" com "Nenhum", era se submeter a insultos e humilhações das mais variadas. São Paulino se encarado por adversários, vira viado e pó de arroz, palmeirense vira porco. Embora nunca tenha sido rico, sempre estudei em escolas caras, com bolsa, isso nunca me fez sentir inferior (por mais que tenha sido essa uma preocupação constante dos orientadores), mas sim mais amado pelos meus responsáveis (minha mãe e meu padrasto), pois enquanto os pais dos meus colegas comprometiam menos de um vigésimo de seus ganhos com a educação dos filhos, os meus chegavam a comprometer perto de um terço. E mesmo quando morei com a minha avó reacionária, fui colocado no chiquérrimo e terrível Sto. Américo. Nestes ambiente ser corintiano sempre causou medo e respeito, e sempre me dava orgulho de dizer que eu pertencia a um grupo mais escuro, mais pobre, mais numeroso, mais consciente e mais unido. Esse tipo de sentimento me levou a me unir ao pessoal da juventude do ANC quando estava em Moçambique (Umkhonto we Sizwe), e fechou um ciclo quando eu e meu filho, em 2007, fomos saudados por um representante dos Panteras Negras, na esquina da Malcon X Boulevard com a Martin Luther King Av., no Harlem as 4 da tarde de uma sexta-feira lotada, batendo o punho esquerdo cerrado alto!

Nenhum comentário: