8.5.08

Maconha


Domingo passado era para ter acontecido aqui em São Paulo e em outras cidades do Brasil o que realmente aconteceu em Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Vitória, além de mais de 200 outras cidades pelo mundo: A Marcha da Maconha.
Por mais que eu já conheça e esteja calejado com o conservadorismo e a hipocrisia da nossa sociedade, fiquei chocado com a proibição da manifestação (que inclusive proibia o uso da droga durante o evento e a participação de menores, clique aqui para saber mais). Puxa vida, o básico do básico de uma democracia, por mais capenga que ela seja, é poder haver troca de opiniões. Mas parece que para alguns juízes, comprometidos com forças que nada tem a ver com a justiça, isso já não se pode, acho que eles já começaram a fazer uma revisãozinha constitucional tamanho familiar, pois:
“Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização” é o que atesta o inciso XVI do artigo 5º da Constituição Federal.
Mudou-se a marcha para sábado 10/05, rebatizada de "Dia de Luta Pela Liberdade de Expressão". Espero que não seja considerada ilegal, pois vou de qualquer jeito. Nunca se pediu autorização para marchar contra ditaduras!!

Agora, dada a gravidade da situação me sinto na obrigação de me posicionar sobre o assunto. Apoio os movimentos sem-teto e sem-terra embora tenha onde morar e exista uma fazenda na família; embora branco, apoio com força os movimentos negros; vou na parada gay, mesmo sendo heterossexual; mas na marcha da maconha vou como usuário e porque sou a favor da liberação. Vou agora expor os benefícios que, acredito, viriam com a legalização:

1 - Tirar a maconha da máquina do tráfico, formada por criminosos, policiais, advogados e juízes que lucram com a proibição e que é claramente dirigida por criminosos do colarinho branco (políticos e industriais) que sabem que podem lucrar muito mais com produtos proibidos. Certa vez, conversando com um traficante, perguntei o que ele preferia vender, maconha ou cocaína, ele respondeu que era bem melhor vender cocaína, pois alem de ser muito mais cara, o comprador dava o dinheiro e ia embora correndo enquanto que o comprador de maconha fazia ele fumar um baseado junto e ficava batendo papo-furado que nem eu estava fazendo. O fato é que a lei não diferencia as drogas, um traficante com um quilo de maconha que ele venderia a mil reais corre o mesmo risco que um com um quilo de cocaína (25 mil reais). E o usuário mal informado pode passar de uma para outra achando que tudo é droga igual, só que existem inúmeros casos de morte por cocaína e nenhum por maconha.

2- Legalizar significa garantir cobrança de imposto, controle de qualidade (hoje em dia o pior problema de saúde causado pela maconha é a ingestão de produtos usados para disfarçar o cheiro e a adição de impurezas pela falta de controle), e a proteção da lei do trabalho para os que plantam, transportam e vendem.

3- Com a legalização poderia se criar toda uma legislação sobre o assunto, limite etários, regras para direção e outras atividades perigosas sob efeito da maconha, etc... Hoje em dia como já é crime usar, todo o resto fica sem ser discutido. Também ficaria mais fácil para as pessoas contarem que usam para seus médicos.

4- O uso medicinal da maconha é bem conhecido, ela é vaso-dilatadora e bronco-dilatadora, reduz a pressão arterial, relaxa e diminui os movimentos peristálticos, podendo ser usada para diminuir o enjôo de pacientes submetidos a quimioterapia, como auxiliar no tratamento de bronquite (em forma de chá, não de cigarro), melhora a circulação sangüínea dos olhos, ajudando a tratar de glaucoma. Também reduz a dor em pacientes com lupus e reumatismo. Com a liberação muitos outros usos poderiam ser achados.

Existe uma vasta literatura sobre o assunto, nacional e internacional. Recomendo um livrinho da Superinteressante: "MACONHA"(coleção para saber mais nº 4, Denis Russo Burgierman).

Pra finalizar uma piadinha:

Marcha da maconha? devia ser parada da maconha, encostada da maconha ou mesmo deitada da maconha. Se o tema fosse cocaína, daí sim poderia ser até corrida!!

3 comentários:

Dave Rodriguez disse...

é meu broder aki em salvador n é diferente.. a bahia é conservadora pra caralho, eu iria pra passeata se houvesse.... mesmo sabendo que a masa n é capaz de compreender o real objetivo dessa investida

Unknown disse...

Muito bom, Ariiii!! Já espalhei! beijos

Aritanã Malatesta disse...

Acabei de vir de lá, infelizmente não rolou. Não deu tempo pra divulgar.